Informativo Vida Saudável

Testes rápidos são importantes para o diagnóstico precoce da dengue

51 de 181

mosquitoA dengue é hoje objeto da maior campanha de saúde pública do Brasil, que se concentra no controle do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue.

Basicamente, o diagnóstico da dengue pode ser feito pelo isolamento do vírus, pela detecção do genoma viral, pela detecção de antígenos virais e sorologia (IgG e IgM). No entanto, os anticorpos IgM e IgG somente resultarão positivo após vários dias. Em muitos casos não é possível aguardar esses dias para que um diagnóstico seja definido. Por isso que exames complementares como o hemograma, a contagem de plaquetas, a prova do laço e as transaminases são realizados para auxiliar no diagnóstico.

Mas há três anos, o Brasil dispõe de um exame que tem sido utilizado para o diagnóstico logo nos primeiros dias, após a percepção dos sintomas, antes mesmo do aparecimento dos anticorpos, o Antígeno Ns1.

Esse teste é detectável até o sétimo dia após o aparecimento dos sintomas da doença permitindo o diagnóstico rápido e a implementação das medidas terapêuticas.

No Laboratório CEDLAB você realiza esse exame. Converse com uma de nossas recepcionistas.

,,,

Autor: Dra. Alexandra Manfredini

Diretora Laboratório CEDLAB

Menu: