Preparação para Exames Laboratoriais

Para a realização de exames laboratoriais com resultados seguros é fundamental estar atento e seguir algumas instruções quanto aos procedimentos pré-exame, preparo do paciente e coleta das amostras.

 

Para auxiliá-lo, separamos as recomendações e instruções de coleta mais comuns. É importante segui-las:

  • Jejum: para alguns exames, o jejum não é obrigatório. Outros exigem jejum de 4, 8 ou 12 horas. Verifique com antecedência o tempo adequado à realização dos seus exames. No caso de crianças de até 3 anos, o jejum recomendável é de até 4 horas. Em recém-nascidos, a coleta deve ocorrer no intervalo entre as mamadas. Nos casos de urgência, ou conforme solicitação médica, o jejum para alguns exames pode ser dispensado, porém é fundamental informar ao técnico da coleta para que os resultados sejam interpretados adequadamente.
  • Medicamentos: muitos medicamentos interferem nos resultados. No momento do cadastro dos seus exames, informe todos os medicamentos que fez uso nos últimos 7 dias.
  • Refrigeração de Amostras: alguns materiais necessitam de refrigeração desde a coleta até o momento de entrega na unidade de atendimento do laboratório.
  • Dieta: na maioria dos exames, os hábitos alimentares devem ser mantidos para que o resultado do exame reflita o estado do paciente no seu dia a dia. Poucos exames exigem dieta especial antes da coleta.
  • Exercício Físico: após a realização de exercícios físicos, diversos constituintes orgânicos podem sofrer alterações fisiológicas, portanto é possível a interferência nos resultados de determinados exames.
  • Bebida Alcoólica: O álcool também pode interferir no resultado de alguns exames.

Caso sua dúvida não seja esclarecida, por favor, entre em contato conosco. O CEDLAB disponibiliza, via e-mail, todas as instruções de preparo necessárias para a realização dos exames. Solicite pelo telefone (12) 3643-1411.

 

Quais documentos são necessários para realizar os exames?

 

Conheça nossos Programas e Vantagens

 

Menu: