Informativo Edição 04.2014

01_Capa“De que vale todo dinheiro que possuo, se o que preciso e precisei durante todo esse tempo foi sabedoria”. Essa frase, dita por um empresário nos Estados Unidos, nos faz refletir na vida. Ele, já em fase terminal, reconheceu que a sabedoria, o conhecimento, é mais importante do que qualquer quantia, qualquer valor que possamos ter.

Hoje o mundo preza muito a ideia do ter e adquirir. E parece não medir esforços para atingir seus objetivos, negligenciando até mesmo sua saude em troca de “alguns trocados”. Fico imaginando se as pessoas buscassem conhecimento com a mesma ambição e vontade que buscam certos “bens materiais”. Acredito que teríamos um exército de superdotados.

Mas esse tema é muito aberto, permite vários pontos de vista e opiniões. Por isso, vou afunilar a ideia para o tema que mais conversamos nessa revista: Diabetes. O conhecimento sobre a doença é tão importante, mas tão importante, que sem ele a vida de um diabético se torna um transtorno. Sem conhecimento, ele terá dificuldades de controlar a glicemia, fazer uso da insulina, alimentar-se de forma correta, praticar exercícios de acordo com sua condição,… São inúmeros os benefícios que o paciente passa a ter depois que obtém conhecimento.

Os grupos de diabetes, promovidos pelo CEDLAB em parceria com prefeitura de Pindamonhangaba, tem demonstrado a importância disso. A evolução dos pacientes que adquirem informação sobre a doença e seus cuidados é tamanha, que não seria absurdo dizer que uma nova vida começa a partir desse momento. Com certeza o conhecimento vale mais do que um caminhão de dinheiro. Por isso, buscar informação é essencial para uma vida com qualidade.

E como conhecimento é educação, a edição desse mês é especial. Por tratarmos do tema, convidamos alguns professores e coordenadores da FUNVIC, Faculdade de Pindamonhangaba, a escreverem em nossas páginas. Nada melhor do que essas pessoas, que buscam todos os dias transtimir conhecimento, a nos enriquecer com matérias instrutivas e de reflexão.

Na pagina Nutrição, dicas para higiene, armazenamento e conservação dos alimentos. Consegue imaginar a quantidade de problemas e doenças que evitamos por seguirmos essas orientações? Já na página Bem Estar, o mundo mágico da literatura infantil. Pais e professores devem se unir para incentivar as crianças a leitura desde cedo. E nada melhor do que dar o bom exemplo. Tem o hábito de ler um livro? Se não, comece hoje mesmo esse excelente hábito.

A página Atividade Física abordará o tema Hidroterapia, pratica que permite pessoas com fortes dores a realizarem exercícios na água. E em Saúde Empresarial, o exemplo de um empreendedor do Japão que, mesmo diante de uma forte crise, foi criativo e construiu uma das maiores empresas do mundo.

Para finalizar, convido a todos a lerem nossa página Alimento da Alma. O Prof. Gabriel Aquino escreveu sobre Jesus, o pão que dá vida. Assim como o homem precisa de alimento físico para viver, também precisa de Jesus Cristo para preencher o vazio espiritual e fortalecer a cada dia sua Fé.

Que todos tenham uma ótima leitura. O conhecimento adquirido nas matérias enriquecerá sua vida pra sempre. Valorize cada informação nova que obtiver. Lembre: Os verdadeiros valores da vida não se encontram naquilo que temos – que é passageiro – mas sim nas riquezas espirituais e sabedoria que armazenamos. Essa sim é eterna!

Download

Menu: