Informativo Edição 03.2014


CAPA RGB ok“A idade chegou e agora o homem é um grande condor”. Esse samba antigo, que fala das fases da vida do homem, brinca com a velhice e diz que quando o homem chega aos setenta anos de idade está sempre reclamando, com dor aqui e ali.

Brincadeiras à parte, não é que é a frase trás um pouco de verdade? Além de sabedoria, a idade avançada normalmente nos contempla com alguns “presentes indesejados”. Mas, diante do cenário atual, parece que não vamos precisar nos preocupar, pelo menos se fizermos a nossa parte, com esses problemas.

A prática da medicina, durante séculos, teve como objetivo a identificação e a cura de doenças. Pouco se falava sobre prevenção. Hoje a situação é diferente: a saúde passou a ser considerada um bem precioso na vida das pessoas, e as ações de prevenção estão cada vez mais presentes nos hábitos da população e no incentivo dos profissionais da saúde.

Essa mudança é muito boa! Mostra que estamos no caminho certo, preocupados com nosso futuro. Nunca existiu tanta informação.

Hoje, uma pessoa que descobre que tem diabetes, por exemplo, tem à sua disposição uma infinidade de informações que permitem levar uma vida saudável. Só depende de ela ter o interesse em saber quais são, aplicar em sua vida e ver os benefícios. Simples assim!

A edição desse mês trás o seguinte tema: Como anda sua saúde? E tem como objetivo mostrar que para termos resultados satisfatórios nas ações de prevenção, no cuidado das doenças, é necessário que exista união, participação e envolvimento de todos os interessados. Mostrará que profissionais da saúde podem contribuir com as mudanças, com informações corretas e objetivas. E que a participação dos pacientes é fundamental no cuidado da sua saúde.

Em cada página encontrará a reflexão dos profissionais que atuam no programa do diabetes do laboratório e como cada um deles vê sua atuação no cuidado dos pacientes. Por exemplo, na página Nutrição, a nutricionista Juliana mostrará como conduz uma consulta e explicará porque o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Já na página bem-estar, o ponto de vista da psicóloga Mara sobre os porquês da vida das pessoas. Todos nós procuramos respostas, mas às vezes precisamos fazer as perguntas certas para obtê-las.

Porém, o interessante também dessa edição é a história de vida da nossa querida Joyce. Se em cada página os profissionais mostram como podem contribuir para o cuidado dos pacientes, para ela, que participou de programa de diabetes, perguntamos como que cada profissional contribuiu para o cuidado da sua saúde. Curioso para saber o que ela respondeu? Então, comece logo a ler a revista.

Para encerrarmos, sugiro a matéria da página Alimento da Alma: Como anda sua fé? Em tempos críticos, difíceis de manejar, fazermos uma avaliação de como anda nossa fé é de grande importância para nossa sobrevivência espiritual. Procuro fazer isso com frequência, para que possa, a qualquer sinal de fraqueza, recorrer a Deus, a fonte de toda força e sabedoria.
Tenho certeza que terão uma leitura excelente!

Download

Menu: