Informativo Edição 02.2014


revista_150Ouvindo rádio esses dias, me deparei com a seguinte frase: “Queremos todos pela educação. Educação muda um país”.

Quanta verdade essa frase transmite! Se desejarmos evoluir, amadurecer e crescer, investir em educação é o caminho mais rápido de se conseguir bons resultados. Mas, aí vem a pergunta: Como fazer isso se não houver união de todos pelo mesmo propósito?

Escalo a família como ponto de partida e principal ator! Parte-se do princípio de que é dentro do contexto familiar que se constituem o indivíduo e o cidadão, por meio das ações cotidianas do cuidar, prover, proteger, transmitir valores e normas. Por isso, por que não trabalhar o ambiente familiar para promover educação e ações que visam o bem da sociedade?

Não concordamos que os pais que valorizam a educação e o aprendizado estimulam os filhos ao mesmo? Que filhos que são criados num ambiente de amor e carinho tornam-se adultos capazes de constituir família em um mesmo ambiente? É, querido leitor, o berço da sociedade – a família – tem papel fundamental nesta transformação.

E quando avançamos nesse tema e trazemos para o ambiente da saúde, ele se torna ainda mais importante. Quanta diferença encontramos ao cuidar de pacientes em que a família desempenha papel de colaborador e não inimigo. Os pacientes se desenvolvem, aceitam melhor a doença, o tratamento e, o mais importante, se sentem amados e queridos por ser familiares. E como contribui para o trabalho dos profissionais da saúde!

O mesmo se dá com os profissionais. A busca constante de educação e capacitação favorece o tratamento dos pacientes. Eles se sentem mais confiantes de transmitir certas informações. É uma troca que resulta em vantagens para os dois lados.

Por isso, essa edição trará, em suas matérias, uma reflexão de tudo isso que estamos dizendo. Na História de Vida, por exemplo, você conhecerá nossa amiga Camille e verá como foi importante a família para obter os resultados que desejava. Até seu marido, por ajudá-la, se beneficiou do tratamento.

Na página Bem-Estar, a matéria “educação vem de berço”. Famílias que se esforçam em criar filhos desde seu nascimento com valores e princípios são recompensadas. E como são! Já em Saúde Empresarial, o ponto de vista dos alunos sobre a importância da educação no seu desenvolvimento. Golaço da nossa colaboradora Tatiana Livramento em ter a sensibilidade de convidar os alunos a refletirem sobre o tema.

Para concluir, um convite para a página Nutrição. Comer de 3 em 3 horas nos ajuda a perder peso. Batemos nessa tecla há anos e continuaremos a bater. Conhecimento se transmite vez após vez, com lembranças constantes. Cedo ou tarde comprovamos os benefícios dessa afirmação.

Fazer essa edição foi um processo de educação. Espero que tenham uma ótima leitura. E finalizando, compartilho um provérbio bíblico a todos os pais que, como eu, busca instruir seus filhos no melhor caminho: “Educa o rapaz segundo o caminho que é para ele; mesmo quando envelhecer não se desviará dele”.

Download

Menu: