Informativo Edição 02.2013


Capa - Web

DIVERSIDADE – Faz toda a diferença!

Quando você ouve a palavra DIVERSIDADE, o que vem a sua mente? Antes de responder, até para não confundir com as questões mais recentes do que vêm sendo discutido na mídia e nas redes sociais, vamos entender sobre qual diversidade estamos nos referindo.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado de tempo/espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores e regras morais que permeiam e preenchem a sociedade.

No Brasil, mais que em qualquer outra nação, cada cidadão é levado a conviver, todos os dias, com a diversidade. E que diversidade! Aqui convivem povos de todos os tipos e costumes. São japoneses, africanos, europeus, índios, árabes… Será que conseguimos mensurar os valores que essas culturas trouxeram para nós, em questões, por exemplo, como a alimentação?

Todo esse processo, essa diversidade, não é algo novo. Vem de uma educação de anos, seguida por uma criação familiar que procurou ensinar que viver em sociedade é isso: respeitar opiniões e aceitar as diferenças.

Quando passamos a respeitar e entender essa DIVERSIDADE, ganhamos o direito e temos a condição de responder o que vem a nossa mente quando alguém nos faz essa pergunta – como a que fizemos no começo.

Pouco antes de escolher esse tema – DIVERSIDADE, refleti muito sobre o assunto. Dedicar essa edição ao tema não foi difícil depois disso.

Logo na primeira página, Conhecendo o Diabetes, vemos uma matéria sobre o direito dos pacientes diabéticos. Podem acreditar, mas existe muito preconceito, ainda, com os portadores. E muitos não sabem os direitos que possuem. Já na página Nutrição, vamos viajar pelo país e saber como a cultura de cada região contribuiu para nossa culinária.

E, como o tema sugere, vamos convidar todos a uma reflexão, uma autoanálise, na página Bem-estar. Será que conseguimos conviver com as diferenças?

Para finalizar, gostaria de apresentar a mais nova página da revista – Alimento da Alma. Nela, vamos trazer algumas matérias que o ajudarão a desenvolver o lado espiritual que, em minha opinião, é o que nos norteia para uma vida baseada em princípios e valores.

Desejo a você leitor, uma excelente leitura e espero que possamos contribuir com a sua evolução física, mental e agora espiritual.

Download

Menu: