Informativo Edição 01.2014


Capa Marco 2014A vida é feita de escolhas!

Sim, concordo com essa afirmação. Tudo que vivemos hoje é consequência das escolhas que fizemos ontem. Mas me pego a pensar: Se sabemos exatamente do que precisamos, por que muitas vezes dificultamos as nossas escolhas ou nos arrependemos do que fizemos?

Escolho a liberdade como grande vilã dessa situação. O excesso de liberdade faz com que as pessoas tenham a falsa ideia que podem fazer o que têm vontade, sem afetar o amanhã. Se uma escolha é feita sem pensamos nas consequências, não é escolha, é tolice.

Não estou dizendo que precisamos ser como robôs, sem o direito de escolher e viver as consequências da decisão. Só acredito que precisamos refletir antes de tomarmos certas decisões. E isso vale para todos os campos de nossa vida.

A saúde é exemplo claro dessa situação. Eu posso escolher levar uma vida sedentária com péssimos hábitos alimentares, não consultar um médico ou fazer exames. Posso fumar, beber e fazer tudo que desejo, porque sim, tenho liberdade. Será que minhas escolhas me cobrarão um dia? Acho que todos sabem a resposta!

Liberdade, nesse ponto, só é valida se temos a capacidade e sabedoria para fazer escolhas que resultem em benefícios, do contrário, ela só causará problemas. Embora ninguém possa voltar atrás para ter um novo começo, qualquer um pode começar agora para viver um novo fim.

Nessa primeira edição do ano, focamos a importância de escolhas sábias. Nas páginas Conhecendo o Diabetes e Nutrição, os diabéticos poderão avaliar a diferença entre consumir a fruta ou tomar o suco e fazer escolhas que beneficiarão o controle da sua glicemia.

Já na página História de Vida, vamos conhecer a Orlando Costa Jr. e ver como que as escolhas ruins podem trazer problemas. Mas garanto que ao final da matéria sentirão alegria por ver que não existe idade ou momento para mudar e fazer escolhas sábias.

Em Bem-estar, o caminho da felicidade; Quantos desafios encontramos para sermos felizes. Uma matéria que nos ajuda a avaliar sobre a influência que outros podem ter sobre nós e as escolhas que podemos e devemos fazer para atingir a tão sonhada felicidade.

Para encerrar, convido você leitor a prestar atenção à matéria da página Alimento da Alma. Uma reflexão sobre valores e princípios e a importância de procurarmos a Deus.

Deus não criou robôs, mas pessoas com capacidade para discernir e escolher. Pessoas sábias estão sempre preparadas para mudar de ideia e de atitude. Muitas vezes, o fator determinante da vitória não são as escolhas, mas sim as renúncias. Se há algo que não gosta em sua vida, cabe a você mudá-lo. Tudo é uma questão de escolha!

Ótima leitura!

Download

Menu: