Informativo Vida Saudável

Criança diabética na páscoa: o que fazer?

153 de 181

Crianca e pascoa

Em geral, após a fase de adaptação, a rotina da família com uma criança diabética é bem tranquila. Algumas datas, porém, têm o poder de tirar as coisas dos eixos – é o caso do Natal, das festas juninas e, claro, da Páscoa. Afinal, como agir diante de tantos chocolates?

Uma coisa é certa: o esquema alimentar de toda a família precisa mudar, pois criar duas dietas diferentes, uma para diabéticos e outra para não diabéticos, seria um sofrimento para a criança. O melhor é fazer um único cardápio – vamos ver como adaptá-lo às delícias da Páscoa?

Diabetes e Páscoa: como conciliar?

  1. O primeiro passo para conciliar a dieta diabética com a Páscoa é procurar os produtos adequados no mercado. Há inúmeros ovos de chocolate e colombas sem açúcar. Mas isso não significa que seu consumo está totalmente liberado. Assim como todas as outras, as crianças diabéticas devem ter controle da porção dos alimentos.
  2. No lugar de bombons, faça frutas banhadas no chocolate meio amargo. Em seguida, espete as frutas em palitos de churrasco, passe pelo chocolate e vá colocando em um copo alto. Use pedaços de frutas como pêssego, kiwi, manga, ameixa, maçã, laranja e morango.
  3. Faça uma colomba caseira, aproveitando a chance de usar menos açúcar!
  4. Para o almoço de Páscoa, prepare um pão light de cenoura e soja para a entrada e sirva com a salada preferida de seu filho. Depois, escolha um assado especial – que tal um frango com batata yacon?
  5. Outra opção divertida é trocar o tradicional almoço por um piquenique! Prepare uma cesta bem bonita com uma toalha colorida e pequenos arranjos com coelhos. Faça um vaso com espetos de cenoura baby – além de charmosos, eles ainda servem de entrada. Para beber, uma boa ideia é a limonada rosa. Armazene-a dentro de um recipiente térmico e não se esqueça de colocar adoçante em vez de açúcar. Como prato principal, faça uma torta de berinjela com presunto e queijo.

,,,

Autor: Dra. Cassia Marques Furtado

Menu: