Informativo Vida Saudável

Alergia e Intolerância Alimentar: conheça as características de cada uma delas

24 de 179

foto cedlab

Alguns tipos de alimentos que ingerimos causam reações repetidas e anormais em nosso organismo chamadas de reações adversas ao alimento. Essas reações adversas são divididas em Alergia Alimentar e Intolerância Alimentar.

A Alergia Alimentar é causada por uma reação em nosso sistema imunológico a um componente do alimento provocando, em geral, sintomas relevantes e que necessitam investigação. Usualmente, nosso sistema imune produz anticorpos para combater esses componentes dos alimentos, o que resulta em liberação de histamina e outras substâncias no nosso organismo. Os testes de pele ou as pesquisas no sangue podem confirmar o tipo de alergia quando correlacionado com os sintomas.

Essas manifestações são mais comuns em pessoas que têm membros da família com alergias, sugerindo que tenha um fator genético ou hereditário envolvido. Pode ser desencadeada por uma quantidade mínima do alimento, toda vez que ele é consumido.

Os sintomas da alergia em geral se desenvolvem rapidamente e podem variar desde acometimento em pele, sintomas gastrointestinais e sintomas respiratórios, até a uma reação mais severa que é a anafilaxia, levando à dificuldade respiratória, tonturas e perda de consciência que, se não forem tratadas imediatamente, pode ser fatal.

Os componentes alimentares que mais causam alergias incluem leite de vaca, ovos, soja, trigo, crustáceos, frutas, amendoim e castanhas.

Já a Intolerância Alimentar é o termo utilizado para designar reações não imunológicas. Pode ser decorrente de doenças metabólicas, intoxicações, deficiências enzimáticas ou outros transtornos. É a reação adversa ao alimento mais comum, porém seus sintomas não são tão óbvios como a alergia e pode demorar a ser diagnosticada.

Felizmente, não ameaça a vida, mas pode causar muito desconforto. As reações ao alimento são tardias e ocorrem várias horas ou dias após sua ingestão, em geral com gases, diarreia, constipação, eczema ou dor articular.

As intolerâncias mais comuns são à lactose e ao glúten. Você já pode agendar o seu Teste de Intolerância Alimentar no laboratório CEDLAB. Clique AQUI para saber mais.

,,,,,,,,,,,

Autor: Dra. Alexandra Manfredini

Diretora Laboratório CEDLAB

Menu: